terça-feira, 27 de novembro de 2012

Mensagem - “POR QUE CLAMAS A MIM? DIZE AO POVO QUE MARCHE!”

 “POR QUE CLAMAS A MIM? DIZE AO POVO QUE MARCHE!”

 Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos e vede o livramento do Senhor, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais vereis para sempre; O Senhor pelejará por vós, e vos calareis. Então disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? dize aos filhos de Israel que marchem.” (Êxodo 14:13 a 15)

O propósito desta Reflexão é reafirmar que, mesmo diante dos grandes desafios que temos pela frente no ano de 2013, a Palavra de ordem do Senhor para nós, Cristãos, é para não desistir, não desanimar, não esmorecer, não “abandonar o barco”, não “jogar a toalha”, e seguir avante! Marchar com fé! Canaã é logo ali!

Cada um de nós tem enfrentando inúmeros problemas, Uns maiores, outros menores, cada um com os seus.

Temos a alegria de ver boa parte da Igreja caminhando na visão de Multiplicar, compartilhando seus anseios e necessidades em cada canto, a intercessão diante de Deus acontecendo, a solução dos problemas aparecendo, e a bênção se multiplicando. É bem verdade que nem todas as Congregações estão assim, mas vão chegar lá!

É um verdadeiro deserto de lutas, dificuldades, vitórias e soluções! Canaã é logo ali!

Como responsável por narrar momento bíblicos e relacioná-los com o nosso cotidiano afim de levar a mensagem do Senhor, tenho a imensa satisfação de ver Deus agindo, respondendo, atendendo, encaminhando, pedindo nossa paciência na solução dos mais variados problemas:

O fim do ano está chegando, é tempo de parar e fazer o balanço e refletir sobre o resultado. Na vida espiritual precisamos fazer a mesma coisa, perguntando:

  • A temperatura de minha fé – está quente, morna ou fria? A Palavra diz “porque você é morno, não é frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca.” (Ap 3.16)
  • No meu interesse pelas coisas de Deus: tenho tido prazer em orar, ler a Palavra, estar na Igreja, em comunhão com os irmãos?
  • Nos meus relacionamentos com parentes, amigos, familiares, irmãos na Igreja? Tenho destruído pontes e reconstruído pontes de relacionamentos?
  • Estou mais firme com o Senhor ou vacilante na minha esperança e perseverança nEle?
  • Estou aprendendo a depender mais de Deus ou confiando nos meus recursos, na minha capacidade de resolver os problemas?
  • Quando Deus está no trono, nosso lugar é aos pés dEle; quando nós estamos no Trono, Deus está fora dele.
  • Será que posso ver levantando do mar uma pequena nuvem de esperança de chuva de bênçãos, mesmo que seja do tamanho da mão de um homem?
  • Como foi minha vida neste ano que estar findando nos negócios, na profissão, no trabalho, nos estudos?
  • Como está minha expectativa da ação de Deus em relação ao ano que estamos iniciando?
  • E a minha situação financeira – consegui saldar meus compromissos ou encaminhar solução?

Vamos ao texto bíblico:

O POVO DE ISRAEL VIVEU 430 DE ESCRAVIDÃO NO EGITO.

Nunca foi e não é propósito de Deus que vivamos na escravidão. Crente em Jesus não é para ficar preso, ser escravo no mundo. É para ser livre em Cristo.

Deus havia planejado a libertação de Israel do Egito, que incluiu o livramento do pequeno Moisés para ser o líder desse povo. As promessas de Deus não podem falhar.

Deus enviou as dez pragas sobre o Egito como alertas para o incrédulo faraó. Na última praga, Deus matou os primogênitos – desde o palácio do faraó até as masmorras – para que os israelitas experimentassem a grande libertação. Morte em família muda os planos de qualquer um. A família do faraó foi atingida pela morte de primogênitos e resolveu liberar o povo de Israel para sair. Aconteceu o êxodo.

DEUS FEZ MILAGRES PARA EXECUTAR SEUS PLANOS

Milagre é toda alteração divina da lei da Natureza para cumprir os propósitos de Deus. A saída do povo de Israel do Egito foi logo após a instituição e celebração da páscoa. A caminhada pelo deserto não foi nada fácil. Moisés enfrentou a oposição do próprio povo que liderava e estava sendo liberto. Surgiram as queixas, as lamúrias, as lamentações, as insatisfações, as piadinhas, os gracejos, as conversas paralelas: “Disseram a Moisés: Não havia sepulcros no Egito, para nos tirares de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos fizeste isto, que nos tens tirado do Egito? Não é esta a palavra que te temos falado no Egito, dizendo: Deixa-nos, que sirvamos aos egípcios? Pois que melhor nos fora servir aos egípcios, do que morrermos no deserto” (vs11 e 12)

Mansamente, Moisés pediu calma e orientou o povo: “Não tenham medo. Fiquem firmes e vejam o livramento que o SENHOR lhes trará hoje, porque vocês nunca mais verão os egípcios que hoje vêem. O SENHOR lutará por vocês; tão-somente acalmem-se”. (v13).

POR QUE CLAMAS A MIM? DIZE AO POVO QUE MARCHE!

O tempo de deserto em nossa vida já passou! O tempo de cativeiro, de escravidão ao pecado, aos vícios, à miséria já passou! Queremos avançar, ver os milagres de Deus acontecendo em nossa vida e tomar posse da terra!

Irmãos, Amigos, Companheiros olhemos para frente e para o Alto onde o Senhor está! Voltar atrás, nunca! Parar é regredir! Marchar e avançar, sempre!

FARAÓ SEMEOU MALDADE, FARAÓ COLHEU MALDIÇÃO!

A lei da semeadura vale para todas as áreas de nossa vida também. Não é só para ímpios. Faraó semeou maldade, dureza de coração, incredulidade, perseguição ao povo de Deus e colheu maldição sobre si e sobre seu povo. A lei da semeadura é clara:

1º) Tudo o que Você semear vai colher – nada fica esquecido, nenhuma semente dorme para sempre. Vai nascer, crescer e frutificar!

2º) Você vai colher no mesmo lugar em que Você semeou. Não espere só na eternidade.

3º) A colheita é proporcional ao que Você semeou. Semeia-se muito, colhe-se muito; semeia-se pouco, colhe-se pouco.

Não reclame se sua vida não está bem: Você está colhendo o que Você semeou!

Não reclame se seu dinheiro não dá para tudo o que Você quer: Você está colhendo proporcional ao que Você semeou! Isto vale para negócios, salários, aposentadorias, pensões etc.

Neste ano que se finda, quantos reais Você investiu para ajudar o próximo ou para ajudar na obra do Senhor? Estou falando em ofertas, doações, liberalidade em ofertar seu tempo e serviço para a expansão da Obra de Deus na terra através de ações concretas.

Não reclame de sua esposa ou de seu marido: a colheita ou o retorno é proporcional ao que Você semeou ou está semeando no seu casamento!

Não reclame se seu filho não tem vontade ir à Igreja ou de ter amizades na Igreja: Durante quantos anos Você levantou cedo aos domingos para trazer seus filhos às EBDs? Você está colhendo o que Você semeou.

O que foi semeado, semeado está e Você vai colher!

Mas ainda há esperança. Você pode começar a semear amor e vai colher amor. Semear generosidade, para colher bênçãos em suas finanças. Semear carinho para colher carinho. Semear o bem para colher bênçãos.

Concluindo, irmãos, problemas sempre os teremos. Deus é nosso auxilio nas tribulações. Ao nosso encalço sempre está o inimigo a nos perseguir querendo nossa destruição, nosso fracasso. Montanhas de ambos os lados. O mar à nossa frente: Olhemos para o Alto! Olhemos para Deus, pois Ele vai fazer o milagre! Os problemas do passado já eram. As vitórias estão à nossa frente! Deus vai abrir o mar e nós vamos atravessar a pés enxutos e vitoriosos. Marche, irmão! Isto é só o começo!

Que Deus assim nos abençoe e FELIZ FIM DE ANO E UM FELIZ 2013 com a Graça de Deus em sua vida!

Adaptação: Mauricio Bleg - da mensagem do  Pr. Ageo Silva - Mensagem narrada na radio Nova Dimensão FM de Barra do Choça – dia 27/11/2012 às 11:15

Nenhum comentário:

Postar um comentário